Notícias

Chamada Pública para Submissão de Artigos - 3ª Edição Revista Libertas (Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais)

2024-09-10

A Libertas - Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais convida pesquisadores, acadêmicos e profissionais a submeterem artigos inéditos para compor o dossiê temático intitulado "Políticas Penais: um conceito em disputa". Este dossiê tem como objetivo reunir contribuições que explorem conceitos, articulações e contextos das políticas penais contemporâneas, buscando aprofundar a compreensão teórica e prática deste campo em construção.

Saiba mais sobre Chamada Pública para Submissão de Artigos - 3ª Edição Revista Libertas (Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais)

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2023): Libertas - Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais
					Visualizar v. 2 n. 1 (2023): Libertas - Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais

É com grande satisfação que apresentamos a 2a edição da Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais, reafirmando nosso compromisso com a disseminação de conhecimento de alta qualidade e a promoção de debates críticos no campo das políticas penais. Nesta edição, trazemos uma série de artigos inéditos que certamente enriquecerão o entendimento e a reflexão sobre temas atuais e relevantes no campo das políticas penais.

Publicado: 2025-04-04

Artigos

Resenhas

  • Produções Recentes

    João Vitor Rodrigues Loureiro; José Mário Brem da Silva Junior, Flavia Giribone Acosta Duarte
Ver Todas as Edições

Revista Libertas – Labgepen UnB/Universidade Católica de Pelotas

 

Ano I – Número 1

Libertas – Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais (ISSN Eletrônico: 2965-131X) tem por objetivo veicular a produção de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros sobre temas interdisciplinares que dialogam com o campo das políticas públicas, sobretudo o das políticas penais. Trata-se de periódico particularmente aberto a abordagens sobre sistema penal, política e justiça criminal, Estado e gestão de serviços penais, categorias profissionais que atuam na execução penal, equipamentos e serviços a pessoas em cumprimento de penas ou medidas alternativas à prisão, cárcere, violência, interfaces entre segurança pública e execução penal, fluxos e protocolos de atenção, práticas inovadoras de responsabilização criminal,  políticas públicas e cidadania, atenção a grupos e segmentos vulneráveis ao sistema penal, processos sociais de marginalização, exclusão e encarceramento em massa, políticas de desencarceramento e racionalização da pena, políticas de atenção à pessoa egressa, entre outros. Seu principal pressuposto é a compreensão das políticas penais como grande seara, na qual concepções, sujeitos, práticas e discursos estatais e não-governamentais convergem e produzem diversos objetos para reflexão do campo.

Libertas recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo, bem como organiza dossiês temáticos mediante chamamentos específicos.  

Mais informações sobre a Revista Libertas e suas normas de publicação podem ser acessadas no site da Revista <https://revistas.ucpel.edu.br/libertas/index>