Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Libertas – Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais (ISSN Eletrônico: 2965-131X) tem por objetivo veicular a produção de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros sobre temas interdisciplinares que dialogam com o campo das políticas públicas, sobretudo o das políticas penais. Trata-se de periódico particularmente aberto a abordagens sobre sistema penal, política e justiça criminal, Estado e gestão de serviços penais, categorias profissionais que atuam na execução penal, equipamentos e serviços a pessoas em cumprimento de penas ou medidas alternativas à prisão, cárcere, violência, interfaces entre segurança pública e execução penal, fluxos e protocolos de atenção, práticas inovadoras de responsabilização criminal,  políticas públicas e cidadania, atenção a grupos e segmentos vulneráveis ao sistema penal, processos sociais de marginalização, exclusão e encarceramento em massa, políticas de desencarceramento e racionalização da pena, políticas de atenção à pessoa egressa, entre outros. Poderá focalizar uma unidade temática, previamente definida e divulgada pela Comissão Editorial, em vista de sua importância dentro do contexto social contemporâneo e regional.

 

Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. A veiculação de outra publicação poderá acontecer com prévia autorização, da Comissão Editorial e dos(as) autores(as), com a condição de citação da fonte original.

 

O processo de avaliação somente se iniciará quando o encaminhamento do manuscrito obedecer à Política de Seções e a todas recomendações descritas na sequência. Caso contrário, será devolvido e solicitado a adequação às normas.

 

  1. Os artigos encaminhados não poderão ter mais do que quatro autores. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Editorial.

 

  1. Os autores que tiverem publicado seu artigo devem aguardar um interstício de 12 meses para nova submissão, exceto quando convidados pela Comissão Editorial.

 

  1. Nos casos dos trabalhos com mais de uma autoria, após a aprovação, a contribuição individual de cada autor (a) deverá ser indicada no final do texto, diante do nome do(a) autor(a), especificando a modalidade da colaboração.

 

  1. As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

 

  1. Todo manuscrito encaminhado à revista deve conter: (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - assinalados durante o processo de submissão.
  2. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos podem adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR6022 (2003); NBR6023 (2002); NBR10520 (2002); NBR6028 (2003). Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR14724 (2006).

 

  1. Formatação dos manuscritos

- Deve ser utilizado o Microsoft Word, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 linhas, alinhamento justificado, todas as margens com 2,5 cm. As Referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento simples.

 

- Resenhas de livros deverão ter, no máximo, cinco laudas. Os demais artigos poderão ter, no mínimo 15 e no máximo, 25 laudas, incluindo desenhos, figuras e tabelas.

 

  1. Estrutura dos artigos

 

2.1 Elementos pré-textuais

 

Título e subtítulo: devem estar na página inicial do artigo, separados por dois-pontos (:). Devem ser redigidos em fonte tamanho 14, negrito e centralizado na versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês).

 

Títulos de Seção: Redigidos em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se usar seções numeradas, com algarismos arábicos alinhados na margem esquerda. Precedendo o título de sessão, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

 

Nome(s) do(s) autor(es) - Deve-se registrar SOMENTE durante o processo de submissão, na seção Metadados (nunca no arquivo enviado para avaliação): em ordem direta (nome e sobrenome) seguido da instituição ao qual está(ão) vinculado(s). É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e endereço(s) eletrônico(s).

 

Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, deve apresentar, com clareza o objetivo, metodologia, resultados e conclusão relevante da pesquisa. Deve ter até 150 palavras. O resumo deve estar na versão da língua do texto e em língua estrangeira (inglês). Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês).

 

2.2 Elementos textuais dos artigos

 

2.2.1 Introdução: parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo.

2.2.2 Desenvolvimento: Contem a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

2.2.3 Considerações Finais: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.

 

3 Citações, referências e outros procedimentos

3.1 Citações: todas as citações apresentadas no texto devem constar na lista de referências e seguir as orientações da norma ABNT NBR10520 (2002), com o sistema autor-data.

 

3.1.1 Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido, com recuo de 4cm, fonte tamanho 10, em espaçamento interlinear simples.

 

3.1.2 Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor.

 

3.2 Referências: Deve-se referenciar apenas os documentos citados no trabalho. As referências devem seguir a NBR 6023.

 

3.2.1 Monografias (livro, teses, dissertações, entre outros)

HOWLETT, Michael; RAMESH, Michael; PERL, Anthony. Política Pública: seus ciclos e subsistemas - uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

ANDRADE, Rayane. Da criminação à incriminação: O fluxo e o tempo do homicídio doloso no sistema de justiça criminal de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

 

3.2.2 Parte de monografia (capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor(es) próprios e/ou título próprios)

 

ALVES, Giovanni. Trabalho flexível, vida reduzida e precarização do homem que trabalha: perspectivas do capitalismo global no século XXI. In: ALVES, Giovanni; VIZZACARO-AMARAL, André Luís; MOTA, Daniel Pestana (Orgs). Trabalho e Saúde: a precarização do trabalho e a saúde do trabalhador no século XXI. São Paulo: LTr, 2011. p. 39-55.

 

3.2.3 Legislação em meio eletrônico

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 10 out. 2015.

 

3.2.4 Parte de revista

DIAS, Miriam Thais Guterres. Os Profissionais na Intersetorialidade para a Atenção à Saúde e a Proteção Social: uma Revisão Narrativa. Revista Sociedade em Debate. Pelotas: EDUCAT, v. 24,  n. 01, p. 22-40, jan./abr. 2018.

 

3.2.5 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

 

TIBURI, Márcia. O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo. Revista Cult, São Paulo, 11 jan., 2007. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/o-desespero-de-pensar-a-politica-na-sociedade-do-espetaculo/. Acesso em: 12 dez. 2017.

 

3.2.6 Evento

PAIVA, Beatriz Augusto de. Política social no capitalismo dependente: superexploração da força de trabalho e a ofensiva conservadora. In: 5º Encontro Internacional de Política Social e 12º Encontro Nacional de Política Social, jun. de 2017. Vitória. Anais... Vitória (ES): UFES, 2017, p. 02-13.

 

  1. Uso de siglas: Quando indicadas pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro por extenso, completas e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

 

  1. Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros: Devem estar inseridos no texto, apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito.

 

  1. Endereços na Internet: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rsd/index) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Declaração de Direito Autoral

Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Libertas – Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais da Universidade Católica de Pelotas, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.

Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.