Marcas da historicidade e da centralidade do espaço urbano: o caso do Mercado Central de Pelotas-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2792

Palavras-chave:

Mercado Central de Pelotas, espaço urbano, centralidade, historicidade

Resumo

O foco desta apresentação é a historicidade construída pelos citadinos nos espaços centrais da cidade de Pelotas. A referência empírica de centralidade é o Mercado Público o qual recebeu uma intervenção urbanística entre 2009 e 2012, que resultou numa mudança na paisagem urbana advinda da multifuncionalidade do uso do espaço e da dinâmica de consumo dos frequentadores. O estudo capta as ações dos citadinos, em cujas práticas produzem formas de convivência no espaço urbano que deixam vir à cena conflitos, consensos, exclusão social (gentrificação). A análise faz uso de fontes secundárias sobre a história do Mercado Central de Pelotas , com vistas a conhecer o significado do Mercado Público  enquanto herança de tempos pretéritos que integra o conjunto arquitetônico histórico de Pelotas, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, 2006; 2012). A concepção de história do lugar abrange as categorias “isotopia”, lugar do mesmo, mesmo lugar; “heterotopia”, o outro lugar e o lugar do outro; e, “u-topia”, o não-lugar, o lugar do alhures, na perspectiva crítica de Henri Lefebvre, em suas obras O direito à Cidade ([1968], 2001) e a Revolução urbana ([1970], 2008).

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Biografia do Autor

Maria Thereza Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

É Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Pelotas, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PPGS UFPel, onde atuou como professora permanente 2005-2019. Lecionou na Graduação em Ciências Sociais da UFPel. Pesquisadora há mais de 40 anos e professora no ensino superior desde 1986. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais (1979) e Licenciatura em Ciências Sociais (1986), ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985); Especialização em Planejamento e Gestão Urbana pelo Instituto de Estudios en Administración Local, Madrid, ES (1987), e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou Pós-Doutorado no PPGS-UFRGS (2011). É Membro Associada da Latin American Studies Association, Sociedade Brasileira de Sociologia, Associação Latino-americana de Sociologia e participante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Lidera o Grupo de Pesquisa Sociedade, Representações e Processos Sociais CNPq/UFPel. Tem experiência na área de Sociologia, em Teoria Sociológica, Pensamento Social no Brasil e Sociologia das Cidades, desenvolve estudos nas temáticas: conselho gestor da cidade, sociabilidade, representação, sociologia e história, cidadania e participação, e desigualdade social.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Ribeiro, M. T. R. (2020). Marcas da historicidade e da centralidade do espaço urbano: o caso do Mercado Central de Pelotas-RS. Sociedade Em Debate, 26(3), 194-218. https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2792