O nascimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): a formulação de uma política pública

Autores

  • Henrique Meneses Ribeiro
  • Guiomar de Oliveira Passos Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Pronatec, Política Pública, Formulação de política pública, Desenho de política pública.

Resumo

Investiga-se a formulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), examinando a entrada da temática na agenda pública e a definição das alternativas para enfrentá-la. Percorrem-se os caminhos da proposição da ação e escolha de alternativas, baseando-se no projeto inicial, exposição de motivos, emendas parlamentares e relatórios legislativos. Constata-se que a formulação da política pública consistiu, primeiro, na inscrição da temática na agenda pública, abrangendo a formação e qualificação profissional para a indústria e serviços e para o enfrentamento da retração do emprego e a exclusão social. Depois, na seleção de alternativas para lidar com a temática e articulação de diferentes instrumentos para abarcá-la em sua totalidade o que implicou no aproveitamento de estruturas existentes e experiências consolidadas. Portanto, a formulação da política pública resultou de articulações entre instituições e atores e de decisões técnicas e políticas.

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Biografia do Autor

Henrique Meneses Ribeiro

Assistente Social. Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí.

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

Meneses Ribeiro, H., & de Oliveira Passos, G. (2020). O nascimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): a formulação de uma política pública. Sociedade Em Debate, 26(2), 159-174. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2665