Da lógica do capital à lógica educacional: o debate sobre a educação no âmbito do Mercosul

Autores/as

  • Mariléia Goin Fundação Educacional Machado de Assis

Palabras clave:

MERCOSUL, Education, Education of Plans

Resumen

A educação, com a atual configuração capitalista mundial, assume o papel de elemento dinamizador para a aceleração dos processos de desenvolvimento, na medida em que qualifica recursos humanos adequados ao crescente nível de competitividade internacional. O processo de rearticulação do capital, ainda, tem em suas tendências a consolidação dos blocos regionais e o MERCOSUL, como caso exemplar, também redefine sua concepção educacional. Neste sentido, o artigo tem como tema a questão educacional no MERCOSUL, com o objetivo de identificar/analisar como as diretrizes educacionais vêm sendo discutidas no âmbito dos quatro Países-Membros iniciais do bloco, de modo a elucidar a concepção de educação, as estratégias e as propostas trazidas pelos Planos  de Educação, as quais compõem o planejamento das ações para o campo educacional.

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Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Goin, M. (2012). Da lógica do capital à lógica educacional: o debate sobre a educação no âmbito do Mercosul. Sociedade Em Debate, 15(1), 7-30. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/93