Estado e Política Social no Brasil Contemporâneo: de volta ao passado e o hesitante futuro

Autores/as

  • Gustavo Meneghetti

Palabras clave:

reforma do Estado, política social, SUAS, Fundação Estatal

Resumen

Este artigo versa sobre Estado e política social no Brasil dos tempos atuais tendo em vista os processos por que passaram nos anos 1980 e 1990 e em que medida esse legado se tem interposto na atuação governamental no limiar do século XXI. As hipóteses sustentadas são: 1) a suposta “reforma” do Estado, e sua incidência nas políticas sociais, configura uma verdadeira volta ao passado do ponto de vista dos direitos e necessidades da maioria da população; 2) o governo atual dispõe de certa ambigüidade, no sentido de que suas propostas/ações ora são mais ou menos progressistas (a exemplo do SUAS) ora são regressivas e continuadoras da “reforma” (como o projeto das Fundações Estatais). O objetivo é realizar uma análise sobre Estado e política social no Brasil, recuperando os processos ocorridos nas duas últimas décadas do século XX e abordando casos ilustrativos da ambigüidade que acontece no governo Lula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Meneghetti

Graduado em Serviço Social pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó. Mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bolsista da CAPES.

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Meneghetti, G. (2012). Estado e Política Social no Brasil Contemporâneo: de volta ao passado e o hesitante futuro. Sociedade Em Debate, 14(2), 93-111. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/374