Organización del trabajo en las comunidades costeras de la Amazonía
DOI:
https://doi.org/10.47208/sd.v29i1.3342Palabras clave:
Trabajo. Pueblos Tradicionales. CulturaResumen
O estudo lança um olhar sobre a dinâmica organizativa das atividades laborais no âmbito das comunidades ribeirinhas de Mucajá, Ebenezer e Menino Deus, no município de Maués, Estado do Amazonas. Os dados foram obtidos a partir do projeto de pesquisa intitulado “As múltiplas faces do mundo do trabalho: práticas laborais no domínio das Comunidades Ribeirinhas na Amazônia”, da Bolsa Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A metodologia adotada configura-se numa modalidade interdisciplinar de pesquisa-ação, a metodologia Interação que envolve diversas áreas do conhecimento técnico-científico, tendo como elemento central o diálogo entre pesquisador e os agentes sociais. Os resultados esperados compreendem a produção de conhecimento sobre as diferentes modalidades de trabalhos desenvolvidas por homens e mulheres e seus grupos doméstico-familiares, em suas práticas laborais coletivas e aquelas individualizadas exercidas sob as bases da dinâmica e da lógica organizativa e cultural do modus vivendi do ribeirinho amazônico.
Descargas
Citas
BARRETO, J. da S. Condições de viabilização e acesso à aposentadoria rural em Maués/AM. Dissertação de Mestrado, UFAM, Manaus/AM, Brasil, 2016.
CHAVES, M. do P. S. R. Políticas Públicas e Organização Social em Comunidades na Amazônia. Editora Novas Edições Acadêmicas, Saarbrucken, p. 116, 2016.
CHAVES, M. do P. S. R. Uma Experiência de Pesquisa-ação para Gestão Comunitária de Tecnologias Apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá. Tese de Doutorado, UNICAMP/CIRED, Campinas, Brasil/França, 2001.
FRIEDMANN, G. Qu’est-ce que le travail? In: Annales Économies, Societés, Civilizations. 15e, n.4, p. 684-701, 1960.
HADDAD, P. R. Planejamento Regional Integrado no Processo de Desenvolvimento da Amazônia. In.; Uma Estratégia Latino-americana para a Amazônia. Pavan. C. (org.). Brasília: MMA, vol. 3, 1996.
IBGE. Amazônia Legal. Brasilia-DF, 2020.
ISPN, Relatório do Instituto Sociedade, População e Natureza. 2021. https://ispn.org.br/ Acesso em 15/set/2021.
LOCKE, J. O Segundo Tratado sobre o Governo Civil. In.: Os Clássicos da Política, vol. 1. Weffort, Francisco (org.). São Paulo: Ática. 2002.
MACIEL. C. A. B. A Família na Amazônia: desafios para Assistência Social. In.: Serviço Social & Sociedade, nº 71, especial, Cortez Editora, São Paulo-SP. 2002.
MARX. K. Contribuição à Crítica da Economia Política. Trad.: Fernandes, F. SP, Expressão Popular. 2007.
MARX, K. Manuscritos Econômicos e Filosófico. Trad. :Raniere, J. SP, Boitempo. 2004.
MARX, K. O Capital. Trad.: Sant'Anna, R. Editora: Difel, 579 p., 1982.
MARCUSE, H. Idéias Para Uma Teoria Crítica da Sociedade. RJ, Zahar. 1981.
MANACORDA, M. A. Mario Alighiero: aos educadores brasileiros. Campinas: UNICAMP/HISTEDBR, 1 DVD, 2006ª.
OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. Economic Survey of Brazil, 2020.
SAVIANI, D. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.
SANTOS, N. dos F. F. Manual de análise ergonômica no trabalho. 2e. Curitiba: Genesis Ed., 316 p., 1997.
SINGER, W. Putative Functions of Temporal Correlatins in Neocortical Processing. In: Koch, C.; Davies, J. Large-scale neuronal theories of the brain (p. 201-237), The MIT Press, 1994.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, João Marcelo Rodrigues Chaves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.