As TIC como estratégias no trabalho de assistentes sociais na PAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.3120

Palabras clave:

Serviço Social, Política de Assistência Social, Tecnologia de Informação e Comunicação, Direitos

Resumen

O presente artigo problematiza a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por assistentes sociais como estratégia para acesso e democratização de informações na Política de Assistência Social (PAS). A investigação teve por base a revisão de literatura e a análise das normativas que tratam do direito ao acesso à informação na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A partir de 2020, as referidas tecnologias foram adotadas pelo Governo Federal para o acesso da população de baixa renda às políticas de transferência de renda emergencial. Assim, questiona-se como a utilização dessas tecnologias impingiu alterações tanto na operacionalização da prestação de serviços socioassistenciais como na execução do trabalho desenvolvido por assistentes sociais. Os resultados apontaram que o uso das TIC está articulado ao trabalho de assistentes sociais ora como imposição decorrente da pandemia, ora pela decisão dos profissionais como alternativa concreta de alcance de objetivos que se aproximam dos princípios defendidos pela profissão.

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Biografía del autor/a

Claudiana Tavares da Silva Sgorlon, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestrado e Doutorado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA).

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), com mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, ministrando aulas na graduação e na pós graduação, na área de fundamentos, formação e exercício profissional do assistente social. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Serviço Social da UEL. É vice coordenadora da RETAS - Rede de Estudos sobre o Trabalho do Assistente Social. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: exercício profissional do assistente social, formação profissional, condições de trabalho do assistente social; envelhecimento. Coordenadora do GEFTAS - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre os fundamentos e o trabalho do assistente social. 

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília

Assistente social. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Mestre em políticas sociais e Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2016). Pesquisadora na área de comunicação pública.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Tavares da Silva Sgorlon, C., Mascarenhas Torres, M. ., & Augusta Figueiredo, K. . (2022). As TIC como estratégias no trabalho de assistentes sociais na PAS. Sociedade Em Debate, 28(3), 165-187. https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.3120