Escola e Conselho Tutelar: sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.2996

Palabras clave:

Escola. Família. Conselho Tutelar. Criança e Adolescente.

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que as famílias, as crianças e os adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte atribuem às instituições Escola e Conselho Tutelar (CT), considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares.  Investigamos como se constituem as configurações familiares das crianças e dos adolescentes encaminhadas ao CT.  Para a análise, baseamo-nos em alguns autores, entre eles Carvalho e Ristum (2013) e Thin (2006). Realizamos entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo CT. Os resultados derivados das incursões a campo indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares, a fim de compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT, atentando para o fato de que os encaminhamentos feitos ao CT interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares.

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Biografía del autor/a

Islaine Demetrio, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Professora das redes estadual e municipal de Belo Horizonte. Endereço institucional: Av. Antônio Carlos, 6627- Sala 1617- Pampulha, CEP: 31270-901 Belo Horizonte- MG.

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Unicamp e Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola) e NUPEDE (Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares). Endereço institucional: Av. Antônio Carlos, 6627- Sala 1617- Pampulha, cep: 31270-901 Belo Horizonte- MG, tels.: (31)99379- 691/3409-6356 E-mail: amalia.fae@gmail.com

 

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Demetrio, I., & de Almeida Cunha, M. A. (2022). Escola e Conselho Tutelar: sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes. Sociedade Em Debate, 28(3), 151-164. https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.2996