Escola e Conselho Tutelar: sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.2996Palabras clave:
Escola. Família. Conselho Tutelar. Criança e Adolescente.Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que as famílias, as crianças e os adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte atribuem às instituições Escola e Conselho Tutelar (CT), considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares. Investigamos como se constituem as configurações familiares das crianças e dos adolescentes encaminhadas ao CT. Para a análise, baseamo-nos em alguns autores, entre eles Carvalho e Ristum (2013) e Thin (2006). Realizamos entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo CT. Os resultados derivados das incursões a campo indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares, a fim de compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT, atentando para o fato de que os encaminhamentos feitos ao CT interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares.
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