Penas Alternativas: a prestação de serviço à comunidade no processo de reintegração social

Autores/as

  • Denise Rodrigues Vieira da Silva
  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade Estadual do Tocantins

Palabras clave:

Prestação de Serviço à Comunidade, Reintegração Social, Serviço Social

Resumen

O presente trabalho versa sobre Prestação de Serviço à Comunidade enquanto pena alternativa que viabiliza a reintegração social. Pautamo-nos em analisar qual é o perfil das mulheres que cumprem a PSC. Elucidamos como se dá a atuação do/a profissional de Serviço Social frente à execução de penas alternativas. Não obstante, trouxemos a percepção das cumpridoras e da Assistente Social quanto à eficácia da Prestação de Serviço à Comunidade no que se refere ao seu objetivo de responsabilização, reintegração social e de não reincidência criminal. A metodologia utilizada foi entrevistas com cumpridoras de PSC e assistente social da Central de Penas e Medidas Alternativas de Palmas/TO. Assim, os dados coletados junto às mulheres investigadas apontam a relevância da PSC no processo de reintegração social do indivíduo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Rodrigues Vieira da Silva

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins.

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Docente da Universidade Estadual do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Transversalidade.

Publicado

2020-07-29

Cómo citar

da Silva, D. R. V., & Silva, R. B. e. (2020). Penas Alternativas: a prestação de serviço à comunidade no processo de reintegração social. Sociedade Em Debate, 26(2), 211-227. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2731