O impacto do financiamento educacional na melhoria da qualidade do ensino, nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013

Autores/as

  • Iara da Paixão Corrêa Teixeira Universidade de Brasília
  • Andre Nunes Universidade de Brasília
  • Alexandre Nascimento de Almeida Universidade de Brasília

Palabras clave:

Financiamento Educacional, FUNDEB, Ideb, Qualidade do Ensino

Resumen

O artigo analisa o impacto do investimento na educação, na rede estadual de ensino dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013. A pesquisa teve como base teórica a legislação sobre o financiamento educacional, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e as leis que instituíram o FUNDEF e o FUNDEB. Para tanto, analisou os dados referentes à despesa empenhada na função educação, modalidade Ensino Médio, relacionando ao número de alunos matriculados e comparando com o Ideb, proxy de qualidade empregada. O principal objetivo foi verificar se o aumento do investimento em educação impactou na melhoria do ensino. Os resultados apontam para a não existência de causalidade entre investimento e melhoria da qualidade. Os dados indicam que o problema não está na falta de investimento, mas na forma como os recursos são aplicados.

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Biografía del autor/a

Iara da Paixão Corrêa Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Andre Nunes, Universidade de Brasília

Doutor em Economia e Professor da Universidade de Brasília

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade de Brasília

Publicado

2017-09-10

Cómo citar

Teixeira, I. da P. C., Nunes, A., & Almeida, A. N. de. (2017). O impacto do financiamento educacional na melhoria da qualidade do ensino, nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013. Sociedade Em Debate, 23(2), 175 - 194. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1601