O impacto do financiamento educacional na melhoria da qualidade do ensino, nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013

Authors

  • Iara da Paixão Corrêa Teixeira Universidade de Brasília
  • Andre Nunes Universidade de Brasília
  • Alexandre Nascimento de Almeida Universidade de Brasília

Keywords:

Financiamento Educacional, FUNDEB, Ideb, Qualidade do Ensino

Abstract

O artigo analisa o impacto do investimento na educação, na rede estadual de ensino dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013. A pesquisa teve como base teórica a legislação sobre o financiamento educacional, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e as leis que instituíram o FUNDEF e o FUNDEB. Para tanto, analisou os dados referentes à despesa empenhada na função educação, modalidade Ensino Médio, relacionando ao número de alunos matriculados e comparando com o Ideb, proxy de qualidade empregada. O principal objetivo foi verificar se o aumento do investimento em educação impactou na melhoria do ensino. Os resultados apontam para a não existência de causalidade entre investimento e melhoria da qualidade. Os dados indicam que o problema não está na falta de investimento, mas na forma como os recursos são aplicados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iara da Paixão Corrêa Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Andre Nunes, Universidade de Brasília

Doutor em Economia e Professor da Universidade de Brasília

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade de Brasília

Published

2017-09-10

How to Cite

Teixeira, I. da P. C., Nunes, A., & Almeida, A. N. de. (2017). O impacto do financiamento educacional na melhoria da qualidade do ensino, nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco nos anos de 2005 a 2013. Sociedade Em Debate, 23(2), 175 - 194. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1601