Penas Alternativas: a prestação de serviço à comunidade no processo de reintegração social

Autores

  • Denise Rodrigues Vieira da Silva
  • Rodrigo Barbosa e Silva Universidade Estadual do Tocantins

Palavras-chave:

Prestação de Serviço à Comunidade, Reintegração Social, Serviço Social

Resumo

O presente trabalho versa sobre Prestação de Serviço à Comunidade enquanto pena alternativa que viabiliza a reintegração social. Pautamo-nos em analisar qual é o perfil das mulheres que cumprem a PSC. Elucidamos como se dá a atuação do/a profissional de Serviço Social frente à execução de penas alternativas. Não obstante, trouxemos a percepção das cumpridoras e da Assistente Social quanto à eficácia da Prestação de Serviço à Comunidade no que se refere ao seu objetivo de responsabilização, reintegração social e de não reincidência criminal. A metodologia utilizada foi entrevistas com cumpridoras de PSC e assistente social da Central de Penas e Medidas Alternativas de Palmas/TO. Assim, os dados coletados junto às mulheres investigadas apontam a relevância da PSC no processo de reintegração social do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Rodrigues Vieira da Silva

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins.

Rodrigo Barbosa e Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Docente da Universidade Estadual do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Transversalidade.

Downloads

Publicado

2020-07-29

Como Citar

da Silva, D. R. V., & Silva, R. B. e. (2020). Penas Alternativas: a prestação de serviço à comunidade no processo de reintegração social. Sociedade Em Debate, 26(2), 211-227. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2731