Policiamento e controle no espaço urbano de Teresina: do disciplinamento a ações diferenciadas da polícia

Autores

  • Sônia Maria Ferreira Lima
  • Antônia Jesuíta de Lima

Palavras-chave:

Policiamento, tabalho policial, espaço urbano

Resumo

Este artigo refere-se à atuação da polícia militar no espaço urbano de Teresina, procurando explorar suas formas de intervenção à medida que se expande a cidade e se intensificam os conflitos sociais. Dividido em três seções, focaliza, inicialmente, a atuação policial na relação com a urbanização, evidenciando suas formas de inserção na cidade e seu desempenho como força controladora de comportamentos. Posteriormente, caracterizam-se estratégias de policiamento que refletem um planejamento operacional no qual o espaço urbano é esquadrinhado conforme horários de risco considerados mais ou menos propensos à prática delituosa, a partir dos quais se definem os percursos da ação vigilante da polícia. Em seguida, a partir das noções de centro e periferia, demonstra-se que as áreas centrais consolidam-se como espaços de proteção, assegurando, assim, ações preventivas regulares, enquanto a periferia naturalizase como espaço de comportamentos desviantes e, assim, constrói-se com uma exigência intrínseca de ação mais repressiva da polícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Ferreira Lima

Graduada em Filosofia e mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí.

Antônia Jesuíta de Lima

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Lima, S. M. F., & Lima, A. J. de. (2012). Policiamento e controle no espaço urbano de Teresina: do disciplinamento a ações diferenciadas da polícia. Sociedade Em Debate, 16(1), 155-172. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/343