A universidade como produtora de conhecimento e diversidade: uma análise sobre a rude contemporaneidade brasileira
Palavras-chave:
universidade, conhecimento, resistência, transformação socialResumo
A universidade pública brasileira, por meio do ensino, pesquisa e extensão, gera conhecimentos balizados nos preceitos da ciência, tecnologia e inovação. Nos últimos anos, ela tornou-se alvo de ataques advindos do poder estatal e do setor privado que passaram a julgá-la a partir de gastos, desconsiderando sua função social e científica. Os desdobramentos dessas avaliações vêm sendo desastrosos. Ciente disso, este estudo teórico objetiva problematizar a função sócio-crítica das universidades a partir dos seguintes argumentos: primeiro, analisa-se a situação das universidades públicas no Brasil e sua recorrente desqualificação. Em seguida, aborda-se a banalização do mal e o vazio do pensamento gerados pela organização neoliberal. Por fim, demonstra-se que a universidade resiste a esse quadro, denunciando e produzindo conhecimentos que questionam o status quo. Conclui-se que a universidade está diante do desafio político de se posicionar em prol da potencialização da vida comum, elaborando conhecimento e intervenções comprometidos com transformação social.