Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética

Autores

  • João Paulo da Silva Valdo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Vieira Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rochester Santana de Lima Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Fundamentos da Ciência, Ciência Moderna, Razão Dialética

Resumo

O texto contextualiza o surgimento da ciência moderna relacionando aos principais fundamentos da razão dialética. Além disso, remonta à origem dos processos que permitiram e requisitaram o moderno conhecimento científico e expressa aspectos teóricos fundamentais para se dispor de uma “maioridade intelectual” e, derivada, uma objetiva razão dialética. Historicamente, o processo de superação do modo de produção feudal requisitou um ambiente intelectual compatível com o novo estágio de desenvolvimento das forças produtivas. Os fundamentos filosóficos da ciência moderna, e a própria, corroboraram para o processo revolucionário burguês. O conhecimento científico e a filosofia burguesa identificaram-se enquanto esta era uma classe revolucionária, mas entraram em contradição quando as necessidades burguesas de exploração se sobrepuseram às necessidades de avanço científico. Essa relação contraditória é o ponto de inflexão entre a filosofia burguesa revolucionária e sua decadência. A discussão aqui apresentada tem um propósito pedagógico na introdução ao método materialista histórico e dialético, em especial para estudantes de graduação. Em função disto, utilizamos uma linguagem tão acessível quanto possível, com ajuda de comentadores. Em síntese, este artigo evidencia que as bases histórico-filosóficas da ciência estão conectadas à objetiva razão dialética, a qual subsiste sob fundamentos ainda não superados no âmbito da moderna sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo da Silva Valdo, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Mestrado em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal Fluminense (2019).

Rafael Vieira Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2018) em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Política Social (UFES).

Rochester Santana de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), Mestrado (2017) e Doutorando (2019) em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

da Silva Valdo, J. P., Vieira Teixeira, R., & Santana de Lima, R. (2020). Fundamentos históricos-filosóficos da ciência moderna e a razão dialética. Sociedade Em Debate, 26(1), 11-21. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2648