A presença da interdisciplinaridade na agenda educacional dos organismos multilaterais

Autores/as

  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Disciplinaridades, Relatório Delors, Organismos Multilaterais

Resumen

A interdisciplinaridade é uma proposta de reorganização curricular que ganha relevo nos documentos dos Organismos Multilaterais (OM). Essas instâncias supranacionais, por sua vez, vêm interferindo, sobremaneira, na configuração das políticas educacionais de vários países. Em função disto, desenvolveu-se a presente pesquisa de cunho bibliográfico-documental, como parte da dissertação de mestrado em Educação. Por meio dela, objetivou-se identificar e analisar as manifestações do conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos em documentos oficiais, notadamente, o Relatório Delors. O intuito foi apreender o significado das diferentes propostas disciplinares (Inter, Trans etc), definidas a partir dos prefixos utilizados para fazer referência a projetos que superem o disciplinamento dos componentes curriculares. Nesses documentos, a interdisciplinaridade aparece divorciada da discussão das condições materiais necessárias a sua realização, contribuindo para dissimular determinadas mudanças de foco na escola básica tradicional. Tais mudanças estão ligadas a uma racionalidade subjetiva e instrumental na qual as disciplinaridades funcionam como ingrediente estratégico da constituição de um novo perfil de aluno, de professor e de cidadão.

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Publicado

2014-01-26

Cómo citar

Nunes da Rosa Mangini, F., & Bianchetti, L. (2014). A presença da interdisciplinaridade na agenda educacional dos organismos multilaterais. Sociedade Em Debate, 19(1), 229-256. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/911