O MST, sua comunicação e universidade: um estudo do site da entidade e parceria entre o movimento e a UFJF

Autores/as

  • Cláudia Regina Lahni
  • Fernanda Coelho
  • Maria Fernanda de França Pereira

Palabras clave:

comunicação, identidade, movimentos sociais, MST, universidade

Resumen

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre os movimentos sociais e sua relação com os meios de comunicação e a universidade, tendo como foco o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Primeiramente é feito um breve histórico sobre as lutas pela terra no Brasil até chegar à formação do MST. Em seguida é descrito como o movimento está organizado e atuando em suas lutas. Os principais objetivos da luta dos sem-terra são apontadas. A segunda parte do presente artigo se destina a pensar na comunicação massiva e como ela representa os movimentos sociais. Em contraponto é analisado um veiculo de comunicação do MST: o site. No final do artigo são levantadas questões do dever das universidades com a sociedade e de como isso deveria ocorrer. Como experiência desse compromisso da universidade, é relatada o trabalho da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Biografía del autor/a

Cláudia Regina Lahni

Jornalista formada pela PUC-Campinas, mestre e doutora em Comunicação pela ECA-USP, professora da graduação e mestrado da Facom-UFJF.

Fernanda Coelho

Graduanda do curso de Comunicação Social Facom-UFJF. Bolsista PIBIC-CNPQ.

Maria Fernanda de França Pereira

Aluna do curso de Comunicação Social Facom-UFJF. Bolsista BIC-UFJF.

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

Lahni, C. R., Coelho, F., & Pereira, M. F. de F. (2012). O MST, sua comunicação e universidade: um estudo do site da entidade e parceria entre o movimento e a UFJF. Sociedade Em Debate, 15(1), 179-196. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/366