Tempos de medo da pandemia e de esperança no fortalecimento do SUS

Autores/as

  • Vera Maria Ribeiro Nogueira Universidade Católica de Pelotas, Pelotas (RS)

Palabras clave:

Politica de Saúde, Crise sanitária, Pandemia, Política Pública

Resumen

A publicação desta edição da nossa Revista Sociedade em Debate ocorre em um momento particularmente preocupante.  Pela primeira vez, no Brasil, temos uma ameaça real de uma pandemia devastadora que já iniciou a sua escalada. Acompanhar o que acontece nos demais países nos mostra a gravidade do contágio com o novo coronavírus (Sars-CoV-2) para a população idosa e um possível colapso dos sistemas de saúde. Ao se pensar nas possíveis consequências, tomando como dado de comparação o avanço do  atual vírus em outros países, alguns bem mais preparados em termos de recursos terapêuticos e pessoal suficiente, no Brasil o quadro deverá ser dramático, caso não se consiga interromper a corrente de contágio.  Por essa razão, este editorial foge do usual e aborda aspectos relacionados ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a pedra angular do combate ao coronavírus hoje e garantia de atendimento universal sob a égide do Estado como um direito de cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Maria Ribeiro Nogueira, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas (RS)

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona - Departamento de Sociologia - Seminário de Análise de Politicas Pública - SAPS (2007). Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Pesquisadora do CNPq. Editora da Revista Sociedade em Debate da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde em áreas fronteiriças, direito à saúde, ação profissional, análise e avaliação de políticas sociais. Orientadora de doutorado e de pós-doutorado.

Publicado

2020-03-27

Cómo citar

Nogueira, V. M. R. (2020). Tempos de medo da pandemia e de esperança no fortalecimento do SUS. Sociedade Em Debate, 26(1), 04-10. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2728