Mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Patos de Minas-MG: representações sociais na agricultura familiar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2689

Palabras clave:

PNAE, Representações Sociais, Agricultura Familiar, Patos de Minas

Resumen

Realizou-se um estudo de caso de uma organização da agricultura familiar (AF), refletindo-se sobre o mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) enquanto uma política pública (PP) que abarca a AF. Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) da AF sobre o Programa, em uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação livre e entrevistas semiestruturadas; base teórica centrada no universo da Teoria das RS. No início da implementação, o PNAE foi representado como um mercado arriscado, mas, após familiarizado, revelou hegemonia na representação dos preços como “muito bons”. Identificamos participação tanto na Associação quanto no Programa de uma maioria de agricultores que não se trata daqueles com dificuldades de comercialização de seus produtos. As representações, formadas a partir dos processos de comunicação, são fortes direcionadoras em nossas ações; assim, na implementação das PP’s, investir na quantidade e qualidade de espaços de diálogo é algo a ser pensado.

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Biografía del autor/a

Túlio Luís Borges de Lima, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Mestre em Extensão Rural pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, agente de extensão em desenvolvimento rural no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Borges de Lima, T. L., & Romarco de Oliveira, M. L. (2020). Mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Patos de Minas-MG: representações sociais na agricultura familiar. Sociedade Em Debate, 26(3), 251-268. https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2689