A Precarização do Trabalho e da Moradia no Contexto da Vulnerabilidade Social: um estudo interdisciplinar

Autores/as

  • Bruno Silva Silveira Membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR.
  • Graziela Amboni Universidade do Extremo Sul Catarinense. Vice Coordenadora e Docente no Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
  • Danilo Barbosa Arruda Membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR.
  • Teresinha Maria Gonçalves Universidade do Extremo Sul Catarinense Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR. Doscente do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo do Sul Catarinense.

Resumen

O presente artigo traz a reflexão sobre os achados da pesquisa que teve por objetivo identificar problemas de vulnerabilidade social que ocorrem no âmbito de uma comunidade beneficiária do programa “Minha Casa Minha Vida”, em uma cidade do sul de Santa Catarina, Brasil. Nesse contexto, pesquisadores foram sensibilizados pelo número de pessoas residentes em situação de trabalho precário. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizando como método o estudo de caso num coletivo de 12 moradores em situação de trabalho precário. Para a busca de dados, foram utilizados dados secundários pesquisados na plataforma Scielo e, para a abordagem com os moradores, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por conceitos do marco conceitual e pelos depoimentos dos moradores. Os achados da pesquisa mostram que os sentimentos das pessoas nessa situação de vulnerabilidade social, em que o trabalho precário é o meio de ganhar a vida, são de desalento e falta de perspectiva de futuro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Silva Silveira, Membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR.

Cursa Psicologia na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graziela Amboni, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Vice Coordenadora e Docente no Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Possui graduação em Psicologia (2000). Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, pelo CEP de Buenos Aires, AR (2002). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Celg, UFRGS, RS, BR (2004). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2007).

Danilo Barbosa Arruda, Membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR.

Doutor em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, Centro de Estudios del Desarrollo Regional y Políticas Públicas (CEDER), Universidad de Los Lagos (ULagos), Chile. Instituição de fomento CAPES. Atividades desenvolvidas: Direito à Cidade e a Construção do Imaginário Urbano (III Simpósio de Direito Ambiental da Região Nordeste); Crise Civilizatória e a necessária ruptura da ordem vigente (VIII edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial - SPPGT).

Teresinha Maria Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR. Doscente do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo do Sul Catarinense.

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Pós Doutorado em Naturaleza. Espacio y Sociedad pela Universidad de Chile-UCHILE ( 2015) . Especialista em Metodologia da Pesquisa de Campo pela Fundación Konrad Adenauer - México . Especialista em Filosofia Política pela UFPR . Especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, atuando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais ( mestrado e doutorado e no curso de Psicologia). Coordena o Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano-GIPMAUR e dirige o Laboratório de Pesquisa sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental que agrega estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e pesquisadores de outras universidade como UNISINOS, UFPR , PUC-PR e UCHILE.

Publicado

2020-03-27

Cómo citar

Silveira, B. S., Amboni, G., Arruda, D. B., & Gonçalves, T. M. (2020). A Precarização do Trabalho e da Moradia no Contexto da Vulnerabilidade Social: um estudo interdisciplinar. Sociedade Em Debate, 26(1), 42-55. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2646