“Residente dá trabalho” x “Residente é tudo de bom”: (re)pensando o papel da Residência Multiprofissional em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2525

Palabras clave:

Residência multiprofissional em saúde, Trabalho, Formação.

Resumen

Este artigo traz os resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa como produto final do processo de formação da residência multiprofissional no campo saúde da criança. Teve como objetivo problematizar o trabalho dos residentes multiprofissionais da pediatria de um hospital escola em relação às políticas de saúde. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com os profissionais do campo e a técnica da análise de conteúdo para análise das respostas. Concluiu-se que o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) tem propiciado uma atuação integral e interdisciplinar quando possível, com desafios relacionados às configurações da política pública de saúde e seus rebatimentos nos processos de precarização do mundo do trabalho, demandando dos profissionais residentes uma intensidade na execução das intervenções em detrimento ao processo de formação.

 

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Biografía del autor/a

Isadora Netto

Assistente Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Saúde da Criança pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atualmente Assistente Social da Secretaria de Saúde do Município de Montenegro RS.

Vanessa Maria Panozzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Simone Beier, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Assistente Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Citas

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Netto, I., Panozzo, V. M., & Beier, S. (2020). “Residente dá trabalho” x “Residente é tudo de bom”: (re)pensando o papel da Residência Multiprofissional em saúde. Sociedade Em Debate, 26(3), 269-283. https://doi.org/10.47208/sd.v26i3.2525