Desigualdade, diversidade e os termos da equidade

Autores/as

  • Gustavo Leite Alvarenga ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia
  • Ricardo Pimentel ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v26i2.2524

Palabras clave:

Diversidade, Equidade, Igualdade de Oportunidades, Comitê de Gênero

Resumen

Pelo presente trabalho investigou-se como a noção de diversidade – retratada em sua forma discreta, descontínua e estática – se relaciona com a noção de equidade que se estabelece sob a influência da anterior. Como estudo de caso, relata-se sobre uma empresa do setor elétrico brasileiro permeada por ideais que se polarizam entre questões de produtividade/eficiência e de justiça social. Por meio de uma abordagem qualitativa os pesquisadores acompanharam as atividades do Comitê de Equidade de Gênero além estabelecerem uma aproximação com outros (as) funcionários (as) da empresa.  Com os dados coletados – por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental – realizou-se então uma Análise de Conteúdo segundo a abordagem de Bardin (2010), utilizando-se para isso o software Atlas ti 8 ®. Ao final da pesquisa percebe-se que o entendimento sobre o tema é limitado, com divergências a respeito das desigualdades para as quais os termos de equidade se referenciam em tradicionais parâmetros masculinos.

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Biografía del autor/a

Gustavo Leite Alvarenga, ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia

Graduado em Administração pela PUC MG, Mestrado em Administração pela PUC PR, Mestrado em Governança e Sustentabilidade pela ISAE

Ricardo Pimentel, ISAE - Instituto Superior de Administração e Economia

Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Especialização em Administração - habilitação em Marketing - FAE Centro Universitário

Mestrado em Administração - PUC PR

Doutorado em Administração - Universidade Positivo

Publicado

2020-07-23

Cómo citar

Alvarenga, G. L., & Pimentel, R. (2020). Desigualdade, diversidade e os termos da equidade. Sociedade Em Debate, 26(2), 12-28. https://doi.org/10.47208/sd.v26i2.2524