Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: a Compreensão da Equipe Multidisciplinar de Saúde de um Hospital de Alta Complexidade

Autores/as

  • Elidiane Felix Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • André Luis da Silva

Palabras clave:

Atenção Terciária, Criança e Adolescente, Equipe Multiprofissional.

Resumen

Este artigo pretende discutir a compreensão da equipe multiprofissional de um hospital de alta complexidade acerca do acolhimento institucional de crianças e adolescentes. É resultado de uma pesquisa qualitativa, de nível explicativo, que tem como referência o método dialético-crítico. Participaram do estudo dez profissionais que atuam no Setor Pediátrico daquele Hospital e que estão envolvidos na tomada de decisão em casos que o acolhimento institucional é pensado como uma possibilidade de proteção à criança ou ao adolescente atendido. Os resultados indicaram o desconhecimento da legislação pertinente à essa medida, bem como a fragmentação do trabalho e a responsabilização de algumas categorias profissionais. Conclui-se, a partir dos resultados, a dificuldade de concretizar os avanços legais contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, do mesmo modo que a fragilização da compreensão da totalidade dos sujeitos atendidos.

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Biografía del autor/a

Elidiane Felix, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Natural de Passo Fundo, formada  como assistente social pela Universidade de Passo Fundo, assistente social especialista em saúde da criança formada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

André Luis da Silva

Assistente Social, Mestre e Doutor em Serviço Social ;Hospital de Clínicas de Porto Alegre- RSEndereço: Rua Murilo Furtado, nº 268, Bairro Padre Réus, CEP 94198- 522.. Gravataí- RS

Publicado

2019-10-20

Cómo citar

Felix, E., & da Silva, A. L. (2019). Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: a Compreensão da Equipe Multidisciplinar de Saúde de um Hospital de Alta Complexidade. Sociedade Em Debate, 25(3), 186-202. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1916