Análise do IDEB como índice de desenvolvimento da qualidade da educação básica: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes/RJ

Autores/as

  • Késia Silva Tosta Assistente Social, Mestre e doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
  • Marlon Gomes Ney Doutor em Economia Aplicada e professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palabras clave:

Avaliação, Política, Educação.

Resumen

Embora o IDEB seja o principal instrumento de avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, a forma como é feita sua estimativa, seus resultados e uso pelos gestores da política educacional tem sido alvo de duras críticas e desconfiança por parte de estudiosos e profissionais da educação. O objetivo do artigo é analisar a percepção dos professores da rede estadual do município de Campos dos Goytacazes/RJ sobre o IDEB, levantando algumas sugestões de mudanças para melhoria do indicador. Foram aplicados 220 questionários e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com professores efetivos de sete escolas estaduais. Os dados mostram uma enorme descrença em relação à qualidade do IDEB como principal índice de desenvolvimento da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-11-30

Cómo citar

Tosta, K. S., & Ney, M. G. (2016). Análise do IDEB como índice de desenvolvimento da qualidade da educação básica: um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Sociedade Em Debate, 22(2), 381-414. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1391