Da Legitimidade Democrática à Efetividade Social: análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF

Autores/as

  • Thiago Dutra Universidade de Brasília

Palabras clave:

Classes Sociais, Legitimidade Democrática, Representação, Efetividade Social, Análise Concreta, CARF

Resumen

Com a preocupação de se avaliar as possibilidades e os limites dos mecanismos de participação para uma tática emancipatória dos trabalhadores, o presente artigo apresenta uma análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF a partir dos conceitos advindos da ciência política no debate sobre representação na sociedade civil. Após, sugere uma análise de realidade que parte do concreto articulando particularidade e totalidade. Assim, contrapõe os conceitos que determinam a legitimidade democrática às determinações da realidade que conformam a efetividade social do CARF, desvelando seu caráter de classe obscurecido pela aparência da paridade formal entre sociedade civil e Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Dutra, Universidade de Brasília

Mestrando em Política Social pela Universidade de Brasília. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

Dutra, T. (2016). Da Legitimidade Democrática à Efetividade Social: análise do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF. Sociedade Em Debate, 22(1), 141-174. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1370