Reflexões sobre a dimensão política do trabalho social em projetos de urbanização

Autores/as

  • Viviane Florindo Borges Centro Universitário Metodista

Palabras clave:

política social, projetos de urbanização, trabalho social, serviço social.

Resumen

O trabalho propõe a reflexão sobre os conflitos no desenvolvimento do trabalho social em projetos de urbanização advindos de políticas urbanas, com orientação neoliberal. Para tanto, estabelecemos uma reflexão a partir da trajetória histórica do trabalho social enquanto elementos da política urbana. Pretendendo, neste percurso, problematizar a dimensão política do trabalho social, partindo da compreensão que a dimensão política centra-se na perspectiva de discernir as relações que perpassam todo o contexto social e institucional, verificando de que forma são utilizados os recursos, e quais as estratégias que servem de mediação no desenvolvimento de um trabalho social que responda aos interesses das populações envolvidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Florindo Borges, Centro Universitário Metodista

Assistente Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2005). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011). Atualmente é assistente social na Prefeitura Municipal de São Leopoldo e docente do Curso de Serviço Social  do Centro Universitário Metodista.

Publicado

2015-06-27

Cómo citar

Borges, V. F. (2015). Reflexões sobre a dimensão política do trabalho social em projetos de urbanização. Sociedade Em Debate, 21(2), 84-99. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1200