Os sentidos da morte no cotidiano de trabalho da Onco-Hematologia do HU/UFSC

Autores/as

  • Cristina Bleichvel Costa Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago
  • Luciana Patricia Zucco Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Morte, Adoecimento, Saúde e Cuidados Paliativos

Resumen

Este artigo apresenta os sentidos da morte atribuídos pela equipe multiprofissional da onco-hematologia do HU/UFSC. O corpus foi composto por oito entrevistas realizadas no ano de 2014. A pesquisa de abordagem qualitativa teve a modalidade temática como técnica de análise. Os dados foram agrupados em núcleos temáticos: a morte e o morrer do paciente; a finitude como objeto de formação profissional; as implicações de trabalhar com a finitude. Os resultados apontaram que a morte se apresenta como elemento constante no cotidiano dos profissionais em função da área de atuação e do nível de assistência à saúde prestada pela instituição. A morte assume representações simbólicas particulares, sendo o sentimento predominante o de pesar, além de explicações ancoradas em experiências pessoais, devido à ausência de educação permanente sobre a finitude, de acompanhamento técnico e/ou de espaços formais de discussão. Destes fatos decorrem implicações que favorecem processos de adoecimento dos profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Bleichvel Costa, Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, ênfase Alta Complexidade pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Tiago – Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC, Brasil).

Luciana Patricia Zucco, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ, Brasil). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social/CSE/UFSC (Brasil). Integrante do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Relações de Gênero-NUSSERGE/UFSC e do Instituto de Estudos de Gênero-IEG/UFSC.

Publicado

2015-06-11

Cómo citar

Costa, C. B., & Zucco, L. P. (2015). Os sentidos da morte no cotidiano de trabalho da Onco-Hematologia do HU/UFSC. Sociedade Em Debate, 21(2), 199-229. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1174