Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx) ou Rich Text Format (.rtf).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis na seção Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • Caso sejam solicitadas revisões pelos pareceristas, comprometo-me a providenciá-las no prazo recomendado. Sendo aceito o artigo, comprometo-me a providenciar a revisão do artigo no idioma original e inglês com profissional habilitado, enviando à revista a declaração formal do revisor sobre o trabalho realizado.

  • Resumos de dissertações e teses não podem ultrapassar uma lauda; resenhas de livros deverão ter, no máximo, cinco laudas. Os demais artigos poderão ter, no mínimo 12 e no máximo, 20 laudas, incluindo desenhos, figuras e tabelas.

Directrices para autores/as

A Sociedade em Debate destina-se à publicação de pesquisas e estudos sobre temas e questões atuais e relevantes no âmbito das Políticas Sociais e Direitos Humanos em suas relações interdisciplinares na triangulação entre Estado e Sociedade. Poderá focalizar uma unidade temática, previamente definida e divulgada pela Comissão Editorial, em vista de sua importância dentro do contexto social contemporâneo e regional.

Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. A veiculação de outra publicação poderá acontecer com prévia autorização, da Comissão Editorial e dos(as) autores(as), com a condição de citação da fonte original.

O processo de avaliação somente se iniciará quando o encaminhamento do manuscrito obedecer à Política de Seções e a todas recomendações descritas na sequência. Caso contrário, será devolvido e solicitado a adequação às normas.

1. Os artigos encaminhados não poderão ter mais do que quatro autores. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Editorial.

2. Os autores que tiverem publicado seu artigo devem aguardar um interstício de 12 meses para nova submissão, exceto quando convidados pela Comissão Editorial.

3. Nos casos dos trabalhos com mais de uma autoria, após a aprovação, a contribuição individual de cada autor (a) deverá ser indicada no final do texto, diante do nome do(a) autor(a), especificando a  modalidade da colaboração.

4. As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

5. Todo manuscrito encaminhado à revista deve conter: (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - assinalados durante o processo de submissão.

6. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos podemser adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR 6022 (2018); NBR 6023 (2018) - Referências; NBR 6024 (2012) - Numeração progressiva das seções; NBR 6028 (2003) - Resumos; NBR 10520 (2023) -  Citações; NBR 14724 (2006).

5. Os artigos aceitos para publicação obrigatoriamente deverão encaminhar uma declaração de revisão gramatical e da ABNT emitida pelo revisor. 

1. Formatação dos manuscritos

- Deve ser utilizado o Microsoft Word, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 linhas, alinhamento justificado, todas as margens com 2,5 cm. As Referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento simples.

- Resumos de dissertações e teses não podem ultrapassar uma lauda; resenhas de livros deverão ter, no máximo, cinco laudas. Os demais artigos poderão ter, no mínimo 12 e no máximo, 20 laudas, incluindo desenhos, figuras e tabelas.

2. Estrutura dos artigos

2.1 Elementos pré-textuais

Título e subtítulo: devem estar na página inicial do artigo, separados por dois-pontos (:). Devem ser redigidos em fonte tamanho 14, negrito e centralizado na versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês). Devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo e conter até 12 palavras ou 75 caracteres com espaço.

Títulos de Seção: Redigidos em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se usar seções numeradas, com algarismos arábicos alinhados na margem esquerda. Precedendo o título de sessão, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

Nome(s) do(s) autor(es) - Deve-se registrar SOMENTE durante o processo de submissão, na seção Metadados (nunca no arquivo enviado para avaliação): em ordem direta (nome e sobrenome) seguido da instituição ao qual está(ão) vinculado(s). É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e  endereço(s) eletrônico(s).

Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, deve apresentar, com clareza o objetivo, metodologia, resultados e conclusão relevante da pesquisa. Deve ter até 150 palavras. O resumo deve estar na versão da língua do texto e em língua estrangeira (inglês). Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês).

 

2.2 Elementos textuais dos artigos

2.2.1 Introdução: parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo.

2.2.2 Desenvolvimento: Contem a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

2.2.3 Considerações Finais: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.

3 Citações, referências e outros procedimentos

3.1 Citações: todas as citações apresentadas no texto devem constar na lista de referências e seguir as orientações da norma ABNT NBR 10520 (2023), com o sistema autor-data.

3.1.1 Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas. As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido, com recúo de 4cm, fonte tamanho 10, em espaçamento interlinear simples.

3.1.2 Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor.

3.2 Referências: Deve-se referenciar apenas os documentos citados no trabalho. As referências devem seguir a NBR 6023 (2018).

3.2.1 Monografias (livro, teses, dissertações, entre outros)

HOWLETT, Michael; RAMESH, Michael; PERL, Anthony. Política Pública: seus ciclos e subsistemas - uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

3.2.2 Parte de monografia (capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor(es) próprios e/ou título próprios)

ALVES, Giovanni. Trabalho flexível, vida reduzida e precarização do homem que trabalha: perspectivas do capitalismo global no século XXI. In: ALVES, Giovanni; VIZZACARO-AMARAL, André Luís; MOTA, Daniel Pestana (Orgs). Trabalho e Saúde: a precarização do trabalho e a saúde do trabalhador no século XXI. São Paulo: LTr, 2011. p. 39-55.

3.2.3 Legislação em meio eletrônico

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm. Acesso em: 10 out. 2015.

3.2.4 Parte de revista

DIAS, Miriam Thais Guterres. Os Profissionais na Intersetorialidade para a Atenção à Saúde e a Proteção Social: uma Revisão Narrativa. Revista Sociedade em Debate. Pelotas: EDUCAT, v. 24,  n. 01, p. 22-40, jan./abr. 2018.

3.2.5 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

TIBURI, Márcia. O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo. Revista Cult, São Paulo, 11 jan., 2007. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/o-desespero-de-pensar-a-politica-na-sociedade-do-espetaculo/. Acesso em: 12 dez. 2017.

3.2.6 Evento

PAIVA, Beatriz Augusto de. Política social no capitalismo dependente: superexploração da força de trabalho e a ofensiva conservadora. In: 5º Encontro Internacional de Política Social e 12º Encontro Nacional de Política Social, jun. de 2017. Vitória. Anais... Vitória (ES): UFES, 2017, p. 02-13.

4. Uso de siglas: Quando indicadas pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro por extenso, completas e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

5. Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros: Devem estar inseridos no texto, apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito.

6. Endereços na Internet: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rsd/index) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

Artigos

Correspondem a trabalhos científicos originais e inéditos, contendo revisão crítica ou resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica. Os artigos poderão ter, no mínimo 12 e no máximo, 20 laudas. O número de autores não deve ultrapassar a 4 (quatro).

 

 

Resenha de Livro

S Trata-se de uma análise crítica de um livro ou coletânea relacionado à temática da revista - políticas sociais e direitos humanos. São aceitas resenhas de livros, publicados nos últimos três anos e que estejam alinhados ao escopo editorial da Revista. Deve-se constituir um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra. As resenhas deverão ter no máximo 5 laudas. 

Resumos (Dissertações e Teses)

Apresenta os resumos das dissertações defendidas em Programas de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos. Os resumos não podem ultrapassar uma lauda.

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