Metodologias de Planejamento e Estudos Prospectivos: Contribuições Para o Serviço Social

Authors

  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Maria
  • Arthur Almeida Silva Estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria.

Keywords:

Serviço Social, Planejamento Participativo, Enfoque Estratégico, Estudos Prospectivos, Construção de Cenários.

Abstract

Este artigo está centrado na busca por identificar e analisar diferentes metodologias e tendências de planejamento contemporâneas presentes no debate do Serviço Social, explorando o potencial dessas metodologias no que se refere à transformação da realidade social e suas contribuições operativas para a profissão. A problemática da pesquisa está ligada à perda dos referenciais macro sociais, alinhados a projetos societários, que geram obstáculos para os planejamentos de larga escala e de longo prazo, limitando os horizontes de futuro. Como resultado, têm-se, então, a sistematização das principais metodologias presentes no debate atual do Serviço Social: o planejamento estratégico e o participativo, com ênfase nos seus horizontes ético-políticos para mudança da realidade social presente e futura. Para ampliar o debate dessas metodologias e enriquecer o saber fazer profissional, o artigo ainda traz uma nova ferramenta para o planejamento no âmbito do Serviço Social: os Estudos Prospectivos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Universidade Federal de Santa Maria

Assistente Social. Mestre em Serviço Social e em Educação. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2019-04-07

How to Cite

Mangini, F. N. da R., & Silva, A. A. (2019). Metodologias de Planejamento e Estudos Prospectivos: Contribuições Para o Serviço Social. Sociedade Em Debate, 25(1), 108-130. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1905