Metodologia PBL e o Processo de Avaliação no Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Minas Gerais - MG

Authors

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
  • Valter Machado da Fonseca Universidade de Uberaba

Keywords:

Avaliação. PBL- Aprendizagem baseada em problemas. Curso de Medicina. Ensino-aprendizagem.

Abstract

O presente estudo tem como propósito, apresentar como é desenvolvida pelos docentes a avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, que por sua vez adota a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas. Tendo em vista que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas á avaliação, o estudo vem elencar as implicações para efetivação do processo de ensino, sistematizando as principais concepções existentes na literatura, diagnosticando as concepções de avaliação dominante, estabelecendo diretrizes que oportunizem e possibilitem a construção de novas propostas que levem em conta a formação integral dos educandos, como forma de responder qual o papel que as atividades de avaliação têm desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas no curso em análise com a inserção do PBL, demonstrando as dificuldades apresentadas pelos docentes para realização de uma avaliação formativa e processual da aprendizagem. Para a consecução do referido trabalho, adotou-se os procedimentos técnicos das pesquisas documental e bibliográfica, com leituras e com enfoque qualitativo, realizada por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Medicina e com os docentes do 2º ao 12º períodos, grupos focais com estudantes e registros em diário de campo. A pesquisa contou com 40 (quarenta) entrevistados, distribuídos nas categorias supramencionadas. Esta pesquisa é de cunho exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. Para a interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do discurso, tendo como referencial Orlandi (1987), Pêcheux (2002) e Minayo (2010). A partir da análise dos dados, a pesquisa revelou, a potencialidade da avaliação como mecanismo de proporcionar a formação humanista, de identificar lacunas no compromisso com o aprendizado coletivo, com a postura ética do estudante, tornando-se autônomo, crítico, participativo, superando suas limitações e sendo mais solidário. Registrou ainda as fragilidades na efetivação do processo de avaliação no cenário PBL/Unimontes, onde ainda persistem docentes resistentes às mudanças junto ao referido curso, demonstrando também outras fragilidades decorrentes de fatores institucionais, como a inadequação de alguns critérios avaliativos. Os resultados apontam para a necessidade de programas permanentes de capacitação docente, assim como maior compromisso de todos envolvidos no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento de uma avaliação coerente com os pressupostos pedagógicos previstos no currículo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003) e graduação em Direito pela Faculdade Pitágoras de Direito (2010). Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em EAD, Especialista em Gestão Pedagógica nas ETSUS, Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Especialista em Educação Empreendedora pela PUC/RJ, Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde pela UFRS, Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba-MG e Doutorado em Educação em Andamento, pela Universidade de Uberaba-MG. Docente na Educação Superior e Educação Profissional da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, advogada autônoma. Representante da Universidade no Grupo de Trabalho Executivo Intersetorial de Qualificação Profissional junto a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de MG e Coordenadora Adjunta do Pronatec e Mediotec/Unimontes. Tem experiência na área de Educação, Saúde, Social e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Projeto Pedagógico, PBL- Problem Based Learning, Educação Profissional, Enfermagem, Medicina, Ética Profissional, Direito Constitucional, Direito Tributário, Projetos e Programas de Governo e

Valter Machado da Fonseca, Universidade de Uberaba

Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG) - ETFOP (atual CEFET/Ouro Preto), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (ênfase em meio ambiente) - PPGED/Faced/UFU. Pós-doutorado em Educação do Campo e Agroecologia pela Faculdade de Educação da UFU. Foi professor colaborador e orientador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ministra as disciplinas METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: DOCÊNCIA E CINEMA, e DIDÁTICA GERAL (Licenciaturas) no curso de PEDAGOGIA (DPE/UFV). Possui diversos trabalhos publicados em Simpósios, Colóquios, Seminários e Congressos regionais, nacionais e internacionais, nas áreas de Geografia Humana, Práticas de Ensino de Geografia, Geociências, Educacionais, Filosóficas e Sociológicas (com maior destaque para os trabalhos ambientais e educacionais, com ênfase para o estudo das práticas com os temas transversais). Possui mais de 70 capítulos de livros publicados e diversas pesquisas publicadas em periódicos científicos bem qualificados pela Capes. Participa de pesquisas e estudos relacionados ao tema: Energia e Interações Complexas nos Ecossistemas Terrestres. Autor dos livros: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos (2009), ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas (2010), O SUJEITO e o OBJETO: educação e outros ensaios (2010) e O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO: capitalismo e desenvolvimento sustentável (2013), Valorização e manejo das águas, dos solos, das matas e florestas (2015).

Published

2018-04-24

How to Cite

Nobre Canela Dias, R. F., & Machado da Fonseca, V. (2018). Metodologia PBL e o Processo de Avaliação no Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Minas Gerais - MG. Sociedade Em Debate, 24(3), 212. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1834

Issue

Section

Abstracts (Dissertations and Theses)