Entre o pós-colonial, o decolonial e o socioambiental: leituras sociojurídicas na América Latina

Authors

  • Gabriel Antonio Silveira Mantelli FGV Direito SP
  • Julia de Moraes Almeida USP

Keywords:

teoria pós-colonial, pensamento decolonial, movimento socioambiental, povos e comunidades tradicionais, América Latina

Abstract

O artigo apresenta um panorama crítico às abordagens teóricas pós-coloniais/decoloniais utilizadas para a apreciação jurídica de casos socioambientais. Neste contexto, são realizadas duas considerações fundamentais: a de que as teorias utilizadas pela academia são majoritariamente advindas de perspectiva colonizadora e de que teorias do Sul pretendem, empoderando-se nas últimas décadas, fornecer aparato para melhor reflexão social e fazer científico. Os mecanismos jurídicos que incorporam esta abordagem decolonial obtêm mais aproximação com realidades latino-americanas, ganhando espaço como instrumento de análise. Apresenta-se o caso brasileiro do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais como possibilidade de espaço de resistência que merece ser compreendido com auxílio das abordagens decoloniais e das teorias do Sul Global.O artigo pretende um panorama crítico às abordagens teóricas pós-coloniais/decoloniais utilizadas para a apreciação jurídica de casos socioambientais. Neste contexto, são realizadas duas considerações fundamentais: a de que as teorias utilizadas pela academia são majoritariamente advindas de perspectiva colonizadora e de que teorias do Sul pretendem, empoderando-se nas últimas décadas, fornecer aparato para melhor reflexão social e fazer científico. Os mecanismos jurídicos que incorporam esta abordagem decolonial obtêm mais aproximação com realidades latino-americanas, ganhando espaço como instrumento de análise. Apresenta-se o caso brasileiro do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais como possibilidade de espaço de resistência que merece ser compreendido com auxílio das abordagens decoloniais e das teorias do Sul Global.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Antonio Silveira Mantelli, FGV Direito SP

Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), em que foi bolsista do programa CAPES/PROSUP. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Kent Law School. Integra o Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da FGV Direito SP e é Coordenador da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. Advogado e pesquisador em São Paulo.

Julia de Moraes Almeida, USP

Mestranda em Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com projeto de pesquisa em coorientação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Graduada na mesma instituiçõa, com período de intercâmbio na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Atualmente é aluna do programa Partenariat International Triangulaire d'Enseignement Supérieur (PITES), parceria FDUSP - Université de Lyon. Coordenadora da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais. Advogada e pesquisadora em São Paulo.

Published

2019-07-30

How to Cite

Mantelli, G. A. S., & Almeida, J. de M. (2019). Entre o pós-colonial, o decolonial e o socioambiental: leituras sociojurídicas na América Latina. Sociedade Em Debate, 25(2), 11-23. Retrieved from https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1821