Rumos da Política Social Brasileira no Século XXI: Focalização e seletividade

Autores

  • Rúbia dos Santos

Palavras-chave:

Política social, transferências de renda, focalização, seletividade

Resumo

Este artigo aborda de forma sucinta o processo histórico das políticas sociais brasileiras e caracteriza o redirecionamento destes rumo aos programas de transferência de renda no século XXI. Dá-se ênfase ao debate internacional e as primeiras iniciativas no Brasil através do programa de Renda Mínima, considerado o precursor, que possibilitou a implantação de outros programas desta envergadura. Destacam-se as propostas dos anos de 1970 e 1990 em torno dos programas de transferência de renda, como instrumento de combate à pobreza com caráter universal e a posterior mudança no debate quando há a introdução da família como público alvo destes. Posteriormente, discute-se a focalização dos programas sociais e as conseqüentes exclusões oriundas de processos seletivos que vão desde o acesso dos municípios aos recursos do Governo Federal até a seleção das famílias a serem beneficiadas. Conclui-se com a análise do alcance, possibilidades e limites destas políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbia dos Santos

Assistente Social – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em metodologias de atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Serviço Social – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Santos, R. dos. (2012). Rumos da Política Social Brasileira no Século XXI: Focalização e seletividade. Sociedade Em Debate, 13(2), 65-83. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/401