Contra-reforma na educação superior brasileira: impactos na formação profissional em Serviço Social

Autores

  • Kátia Regina de Souza Lima
  • Larissa Dahmer Pereira

Palavras-chave:

Contra-reforma na educação superior, formação profissional, Serviço Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contra-reforma na educação superior brasileira nos anos de neoliberalismo, considerando que este processo está baseado no aumento do número de cursos privados e na privatização interna das universidades públicas. A partir da interlocução com a obra sociológica e educacional de Florestan Fernandes, avalia que a contra-reforma em curso está aprofundando a heteronomia cultural e a inserção capitalista dependente do Brasil na economia mundial. Neste quadro o texto analisa como a contra-reforma da educação superior tem incidido no processo de formação profissional em Serviço Social apresentando um conjunto de desafios para o projeto ético-político-profissional.

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Biografia do Autor

Kátia Regina de Souza Lima

Graduada em Serviço Social, Mestre em Serviço Social e Doutora em Educação. Professora Adjunta III - Escola de Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Larissa Dahmer Pereira

Graduada, Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta I, Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2012-06-28

Como Citar

Lima, K. R. de S., & Pereira, L. D. (2012). Contra-reforma na educação superior brasileira: impactos na formação profissional em Serviço Social. Sociedade Em Debate, 15(1), 31-50. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/358