Alceu Ravanello Ferraro: Por uma sociologia marxista na/da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v29i2.3394

Palavras-chave:

Alceu Ferraro, Educação superior. Sociologia brasileira, epistemologia marxista.

Resumo

O ensaio homenageia a trajetória intelectual e política do pesquisador brasileiro Alceu Ferraro e sua contribuição para a Sociologia, cuja caminhada foi traçada à luz dos seus estudos no campo da epistemologia marxista da educação para compreender a realidade brasileira. Sendo assim, o texto está organizado em três momentos: no primeiro, destacaremos a trajetória de vida intelectual de Ferraro e sua interlocução no ensino e na pesquisa em Educação superior; no segundo momento, indicaremos as principais contribuições da sua tese doutoral que buscou refletir a Igreja a partir do Movimento de Natal. No terceiro, elencaremos as principais referências do pesquisador no campo da sociologia e da educação, onde o método marxista foi elemento determinante em suas elaborações teóricas e pedagógicas.    

 

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Biografia do Autor

César Augusto Costa, Universidade Católica de Pelotas/UCPEL.

Sociólogo. Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Doutor em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande/FURG.  Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (Nel/Ucpel). Bolsista de Produtividade do CNPq/Brasil.

Fernando Bilhalva Vitória, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Filósofo. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do Departamento de Educação do Campo da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Lider do Grupo de pesquisa: Natureza, sociedade e capitalismo na Amazônia Lattes. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7880115558654753. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7783-0251.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Costa, C. A., & Vitória, F. B. . (2023). Alceu Ravanello Ferraro: Por uma sociologia marxista na/da educação. Sociedade Em Debate, 29(2), 153-161. https://doi.org/10.47208/sd.v29i2.3394