Políticas Indigenistas: contribuições para a agenda de educação permanente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3099

Palavras-chave:

Política Indigenista; Direitos Indígenas; Educação Permanente

Resumo

Partimos do entendimento de que a compreensão dos processos sócio históricos que se deram com os povos originários deste país, o conhecimento dos direitos indígenas, seus modos de ser e viver são condições para a atuação profissional no âmbito das políticas de proteção social, assim como para a defesa intransigente dos direitos humanos. Este texto socializa partes das revisões e reflexões teóricas de um coletivo de pesquisadoras indígenas e não indígenas, discorrendo sobre a importância das políticas indigenistas na agenda formativa dos trabalhadores das políticas sociais, numa tentativa de abordar concepções e apontar algumas legislações, citando como exemplos a saúde e a assistência social para contribuir com o debate.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Castilhos Fernandes

Assistente Social. Doutora em Serviço Social.  Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre-RS.

Mariana Maciel, ufrgs

Geógrafa. Mestre em Política  Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre-RS. Professora na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Anhetengua-EEIEM Anhetengua, Porto Alegre-RS.

Angélica Domingos

Assistente Social da etnia Kaingang. Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre-RS.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Castilhos Fernandes, R. M. ., Maciel, M., & Domingos, A. (2022). Políticas Indigenistas: contribuições para a agenda de educação permanente. Sociedade Em Debate, 28(2), 128-144. https://doi.org/10.47208/sd.v28i2.3099