Metodologia PBL e o Processo de Avaliação no Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Minas Gerais - MG

Autores

  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
  • Valter Machado da Fonseca Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Avaliação. PBL- Aprendizagem baseada em problemas. Curso de Medicina. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente estudo tem como propósito, apresentar como é desenvolvida pelos docentes a avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, que por sua vez adota a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas. Tendo em vista que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas á avaliação, o estudo vem elencar as implicações para efetivação do processo de ensino, sistematizando as principais concepções existentes na literatura, diagnosticando as concepções de avaliação dominante, estabelecendo diretrizes que oportunizem e possibilitem a construção de novas propostas que levem em conta a formação integral dos educandos, como forma de responder qual o papel que as atividades de avaliação têm desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas no curso em análise com a inserção do PBL, demonstrando as dificuldades apresentadas pelos docentes para realização de uma avaliação formativa e processual da aprendizagem. Para a consecução do referido trabalho, adotou-se os procedimentos técnicos das pesquisas documental e bibliográfica, com leituras e com enfoque qualitativo, realizada por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Medicina e com os docentes do 2º ao 12º períodos, grupos focais com estudantes e registros em diário de campo. A pesquisa contou com 40 (quarenta) entrevistados, distribuídos nas categorias supramencionadas. Esta pesquisa é de cunho exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. Para a interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do discurso, tendo como referencial Orlandi (1987), Pêcheux (2002) e Minayo (2010). A partir da análise dos dados, a pesquisa revelou, a potencialidade da avaliação como mecanismo de proporcionar a formação humanista, de identificar lacunas no compromisso com o aprendizado coletivo, com a postura ética do estudante, tornando-se autônomo, crítico, participativo, superando suas limitações e sendo mais solidário. Registrou ainda as fragilidades na efetivação do processo de avaliação no cenário PBL/Unimontes, onde ainda persistem docentes resistentes às mudanças junto ao referido curso, demonstrando também outras fragilidades decorrentes de fatores institucionais, como a inadequação de alguns critérios avaliativos. Os resultados apontam para a necessidade de programas permanentes de capacitação docente, assim como maior compromisso de todos envolvidos no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento de uma avaliação coerente com os pressupostos pedagógicos previstos no currículo.

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Biografia do Autor

Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003) e graduação em Direito pela Faculdade Pitágoras de Direito (2010). Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em EAD, Especialista em Gestão Pedagógica nas ETSUS, Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Especialista em Educação Empreendedora pela PUC/RJ, Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde pela UFRS, Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba-MG e Doutorado em Educação em Andamento, pela Universidade de Uberaba-MG. Docente na Educação Superior e Educação Profissional da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, advogada autônoma. Representante da Universidade no Grupo de Trabalho Executivo Intersetorial de Qualificação Profissional junto a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de MG e Coordenadora Adjunta do Pronatec e Mediotec/Unimontes. Tem experiência na área de Educação, Saúde, Social e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Projeto Pedagógico, PBL- Problem Based Learning, Educação Profissional, Enfermagem, Medicina, Ética Profissional, Direito Constitucional, Direito Tributário, Projetos e Programas de Governo e

Valter Machado da Fonseca, Universidade de Uberaba

Técnico em Mineração pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto (MG) - ETFOP (atual CEFET/Ouro Preto), Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (ênfase em meio ambiente) - PPGED/Faced/UFU. Pós-doutorado em Educação do Campo e Agroecologia pela Faculdade de Educação da UFU. Foi professor colaborador e orientador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ministra as disciplinas METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: DOCÊNCIA E CINEMA, e DIDÁTICA GERAL (Licenciaturas) no curso de PEDAGOGIA (DPE/UFV). Possui diversos trabalhos publicados em Simpósios, Colóquios, Seminários e Congressos regionais, nacionais e internacionais, nas áreas de Geografia Humana, Práticas de Ensino de Geografia, Geociências, Educacionais, Filosóficas e Sociológicas (com maior destaque para os trabalhos ambientais e educacionais, com ênfase para o estudo das práticas com os temas transversais). Possui mais de 70 capítulos de livros publicados e diversas pesquisas publicadas em periódicos científicos bem qualificados pela Capes. Participa de pesquisas e estudos relacionados ao tema: Energia e Interações Complexas nos Ecossistemas Terrestres. Autor dos livros: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: entrelaçando saberes, unificando conteúdos (2009), ENTRE O AMBIENTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS: artigos escolhidos, ideias compartilhadas (2010), O SUJEITO e o OBJETO: educação e outros ensaios (2010) e O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO: capitalismo e desenvolvimento sustentável (2013), Valorização e manejo das águas, dos solos, das matas e florestas (2015).

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

Nobre Canela Dias, R. F., & Machado da Fonseca, V. (2018). Metodologia PBL e o Processo de Avaliação no Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Minas Gerais - MG. Sociedade Em Debate, 24(3), 212. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1834

Edição

Seção

Resumos (Dissertações e Teses)