A TEORIA HEGELIANA DA OPINIÃO PÚBLICA
Resumo
A teoria hegeliana da opinião pública é exposta na Filosofia do Direito do parágrafo 315 ao parágrafo 320, mas os de 316 a 318 são aqueles que tratam da mesma diretamente. O problema ou a questão central apresenta-se assim: O fenômeno da opinião é uma contradição indiferente, isto é, tanto quanto ela permanece na sua consciência imediata exterior. Ora, as mediações lógico-políticas permitem suprassumir a contradição da opinião pública, desenvolvendo toda sua força transformadora sócio-histórica? Dito de outro modo, como realizar a mediação entre a imediatidade impaciente da dialética da opinião com a paciência especulativa do conceito, para chegar a um resultado positivo, isto é, a verdade da opinião pública? Nós respondemos a esta interrogação central, começando por estudar o fenômeno da opinião que manifesta a experiência da consciência em sua contradição, na instituição da esfera pública burguesa do século XVIII, enquanto experiência fundadora do princípio da “publicidade” da sociedade moderna. O fenômeno da consciência de opinar é a experiência da consciência que, através do espírito subjetivo, vive a oposição entre o público e o privado, enquanto desenvolvimento lógico contraditório; depois, a consciência percorre o desenvolvimento em termos de figuras do espírito objetivo sóciohistórico da opinião, e, enfim, o espírito acede ao saber dialético da mesma. A partir deste saber da opinião, o movimento lógico da opinião pública reúne a contradição, sendo autodeterminação do conteúdo da opinião pública, pela idéia de comunicação dialética. Enfim, a idéia dialética libera a opinião, a fim de desenvolver as mediações políticas, para que a opinião pública alcance a sua verdade como unidade contraditória, isto é, a unidade mediatizada e assim se torne uma força de mudança histórica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Bavaresco, A. (2019). A TEORIA HEGELIANA DA OPINIÃO PÚBLICA. Razão E Fé , 1(1), 49-53. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2413
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.