A TEORIA HEGELIANA DA OPINIÃO PÚBLICA

Auteurs-es

  • Agemir Bavaresco

Résumé

A teoria hegeliana da opinião pública é exposta na Filosofia do Direito do parágrafo 315 ao parágrafo 320, mas os de 316 a 318 são aqueles que tratam da mesma diretamente. O problema ou a questão central apresenta-se assim: O fenômeno da opinião é uma contradição indiferente, isto é, tanto quanto ela permanece na sua consciência imediata exterior. Ora, as mediações lógico-políticas permitem suprassumir a contradição da opinião pública, desenvolvendo toda sua força transformadora sócio-histórica? Dito de outro modo, como realizar a mediação entre a imediatidade impaciente da dialética da opinião com a paciência especulativa do conceito, para chegar a um resultado positivo, isto é, a verdade da opinião pública?  Nós respondemos a esta interrogação central, começando por estudar o fenômeno da opinião que manifesta a experiência da consciência em sua contradição, na instituição da esfera pública burguesa do século XVIII, enquanto experiência fundadora do princípio da “publicidade” da sociedade moderna. O fenômeno da consciência de opinar é a experiência da consciência que, através do espírito subjetivo, vive a oposição entre o público e o privado, enquanto desenvolvimento lógico contraditório; depois, a consciência percorre o desenvolvimento em termos de figuras do espírito objetivo sóciohistórico da opinião, e, enfim, o espírito acede ao saber dialético da mesma. A partir deste saber da opinião, o movimento lógico da opinião pública reúne a contradição, sendo autodeterminação do conteúdo da opinião pública, pela idéia de comunicação dialética. Enfim, a idéia dialética libera a opinião, a fim de desenvolver as mediações políticas, para que a opinião pública alcance a sua verdade como unidade contraditória, isto é, a unidade mediatizada e assim se torne uma força de mudança histórica.

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Comment citer

Bavaresco, A. (2019). A TEORIA HEGELIANA DA OPINIÃO PÚBLICA. Razão E Fé , 1(1), 49-53. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2413

Numéro

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