Neurociências e religião: interfaces
Abstract
O autor se coloca na perspectiva da Neuropsicologia e da Psicologia da Religião. Como diz o título, o artigo descreve brevemente descobertas e aspectos novos revelados pela recente pesquisa no campo das neurociências e os correlaciona com a religião. Após delinear os questionamentos e possibilidades que se abrem na interface entre os dois campos, são discutidas as posições teóricas e os momentos pelos quais atravessou o debate, em especial nos Estado Unidos. A reflexão se concentra na questão da consciência humana e no surgimento do self, desde suas bases neuro-fisiológicas, como ponto de partida para novos enfoques metateóricos. As posições do neuro-fisiologista português António Damásio são privilegiadas, mas são muitos os autores com os quais Damásio é confrontado. Na parte final, o autor se pergunta sobre as implicações destes avanços – que seguramente terão sequência nos anos vindouros – para as Ciências da Religião e, especialmente, para a psicologia da religião. Mostra que a esse respeito, há posições mais cautelosas (a do próprio Damásio), outras que percebem a urgência da exploração dos novos dados das neurociências (posição do antropólogo Victor Turner) e alguns, como d'Aquili e Newberg, que já falam até de uma Neuroteologia. O autor não toma posição pessoal, uma vez que seu objetivo é o de informar sobre um "status quaestionis" complexo que em geral chega aos cientistas da religião quase só pela via das revistas de divulgação.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Come citare
Valle, E. (2019). Neurociências e religião: interfaces. Razão E Fé , 4(2), 5-44. Recuperato da https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2454
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.