Neurociências e religião: interfaces
Résumé
O autor se coloca na perspectiva da Neuropsicologia e da Psicologia da Religião. Como diz o título, o artigo descreve brevemente descobertas e aspectos novos revelados pela recente pesquisa no campo das neurociências e os correlaciona com a religião. Após delinear os questionamentos e possibilidades que se abrem na interface entre os dois campos, são discutidas as posições teóricas e os momentos pelos quais atravessou o debate, em especial nos Estado Unidos. A reflexão se concentra na questão da consciência humana e no surgimento do self, desde suas bases neuro-fisiológicas, como ponto de partida para novos enfoques metateóricos. As posições do neuro-fisiologista português António Damásio são privilegiadas, mas são muitos os autores com os quais Damásio é confrontado. Na parte final, o autor se pergunta sobre as implicações destes avanços – que seguramente terão sequência nos anos vindouros – para as Ciências da Religião e, especialmente, para a psicologia da religião. Mostra que a esse respeito, há posições mais cautelosas (a do próprio Damásio), outras que percebem a urgência da exploração dos novos dados das neurociências (posição do antropólogo Victor Turner) e alguns, como d'Aquili e Newberg, que já falam até de uma Neuroteologia. O autor não toma posição pessoal, uma vez que seu objetivo é o de informar sobre um "status quaestionis" complexo que em geral chega aos cientistas da religião quase só pela via das revistas de divulgação.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Comment citer
Valle, E. (2019). Neurociências e religião: interfaces. Razão E Fé , 4(2), 5-44. Consulté à l’adresse https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2454
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.