Medidas Socioeducativas: A Intervenção Estatal na Expressão da Questão Social da Violência Praticada por Adolescentes

Autores/as

  • Juscislayne Bianca Tavares de Morais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria D´Alva Macedo Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Palabras clave:

ato infracional, questão social, medidas socioeducativas.

Resumen

O referido artigo objetiva refletir sobre a intervenção do Estado na infração juvenil a partir da aplicação das medidas socioeducativas. Discute-se, a violência praticada por adolescentes enquanto expressão da questão social. Trata-se, de um ensaio teórico reflexivo, que se propõe a analisar o tema a partir dos eixos: “Gênese da questão social e sociedade capitalista”, e “Intervenção do Estado através das medidas socioeducativas”. O artigo argumenta que o Sistema Socioeducativo foi elaborado por um projeto de sociedade marcado pela lógica do capital, do Estado Mínimo e perpetua a repressão e a criminalização da pobreza.

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Biografía del autor/a

Juscislayne Bianca Tavares de Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO SOCIAL E MESTRANDA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Maria D´Alva Macedo Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto ms-c4 da Universidade Federal do Piauí e professor adjunto iv da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, juventude, direitos humanos, avaliação de politica publica e gestão pública

Publicado

2018-10-27

Cómo citar

Morais, J. B. T. de, & Ferreira, M. D. M. (2018). Medidas Socioeducativas: A Intervenção Estatal na Expressão da Questão Social da Violência Praticada por Adolescentes. Sociedade Em Debate, 24(3), 79 - 96. Recuperado a partir de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1908