Feminização da pobreza e meio ambiente de trabalho

Autores

  • Caroline Ferri Universidade de Caxias do Sul
  • Raquel Cristina Pereira Duarte Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este estudo tem como objeto principal a análise da situação da mulher no mercado de trabalho. Porém, para obter um aprofundado diagnóstico para além de meras comparações de números e estatísticas, adotou-se uma metodologia de análise sequencial. Num primeiro momento, serão abordadas as origens da desigualdade, conceituando as diferenças entre homens e mulheres no que tange à sua natureza biológica e à cultura cultivada. Posteriormente, versar-se-á sobre os sistemas econômicos, a fim de verificar seu papel no caráter atenuante das diferenças sociais, políticas, culturais, e, sobretudo econômicas entre os sexos. Por fim, será abordado o tema da pobreza como reflexo direto da discriminação social e econômica vivenciada por um determinado gênero – o feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Ferri, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Direito e Filosofia, com ênfase em Teoria do Direito e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica jurídica, direito e discricionariedade da decisão judicial, teoria do poder político. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Raquel Cristina Pereira Duarte, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestranda em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2014-06-21

Como Citar

Ferri, C., & Pereira Duarte, R. C. (2014). Feminização da pobreza e meio ambiente de trabalho. Sociedade Em Debate, 20(2), p. 63-85. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/995