Análise Institucional Ontem e Hoje: Indicações pertinentes ao fazer profissional.

Autores

  • Robson de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Sobral Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Serviço Social, exercício profissional, análise institucional

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a noção de “análise institucional” na produção recente do Serviço Social. Para isso, parte do contributo desse debate na literatura profissional nas décadas de 1970 e 1980, o que demonstra sua importância no amadurecimento profissional e, posteriormente, delimita-se como material para análise um módulo do livro: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais publicado no ano de 2009; e os trabalhos apresentados por assistentes sociais em um eixo temático do CBAS em 2010. Esse material é elucidativo do nível desse debate na atualidade e evidencia a ocorrência de um distanciamento da análise institucional em detrimento do predomínio da análise macro societária, do mercado e das condições de trabalho. Compreende-se que esses vetores não invalidam uma análise institucional, pelo contrário, o compõe. O que se atesta é que a análise institucional é uma técnica relevante na definição de estratégias do fazer profissional, todavia se encontra obliterada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Pós Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina  (Mestrado).

 

Simone Sobral Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com estágio pós-doutoral na Université Paris XII – França. Professora do Departamento de Serviço Social da UFSC. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Profissões e Instituição.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

de Oliveira, R., & Sampaio, S. S. (2014). Análise Institucional Ontem e Hoje: Indicações pertinentes ao fazer profissional. Sociedade Em Debate, 20(2), p. 119-144. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/968