A justiça como equidade em John Rawls e Amartya Sen

Autores

  • Márcia Barroso

Palavras-chave:

Teoria da Justiça, Igualdade, Justiça Social

Resumo

A partir das reflexões fornecidas pela Teoria da Justiça, procuramos nesse artigo trazer a tona o debate que gira em torno do tema da igualdade social. É possível uma sociedade estabelecer a igualdade entre os indivíduos e ao mesmo tempo garanti-los a liberdade? Como deveríamos avaliar e considerar uma sociedade justa e equânime? Tentando responder essas questões nos utilizamos do aporte teórico de dois grandes autores para essa área: John Rawls e Amartya Sen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Barroso

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ; Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes; Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel em História pela UFF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia e Direito do Trabalho, abordando temáticas tais como: transformações no mundo do trabalho, flexibilização, jornada de trabalho e o uso de novas tecnologias no processo produtivo, Instituições e Organização Internacional do Trabalho (OIT). É integrante dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Sociologia, Direito e Justiça – UFF; Sindicalismo e Justiça do Trabalho - UFRJ.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Barroso, M. (2014). A justiça como equidade em John Rawls e Amartya Sen. Sociedade Em Debate, 20(2), p. 09-27. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/915