A Relação Estado e Sociedade Civil na Contemporaneidade

Autores

  • Rose Serra

Palavras-chave:

Estado, sociedade civil, políticas sociais, ajustes neoliberais, seletividade/focalização

Resumo

Este artigo aborda algumas tensões existentes na relação Estado e sociedade civil, a partir das transformações macro societárias resultantes dos ajustes neoliberais impostos pelo capital para os paises periféricos.Trata do público e do privado, da afirmação da esfera pública e da liberdade individual, uma unidade historicamente construída, unidade dicotomizada pela lógica do mercado, com a ausência da política e a decomposição da ética. Também tais mudanças provocaram alterações na função do Estado e na dinâmica da sociedade civil, entre elas, a desresponsabilização do Estado com a questão social com a transferência desta, em grande medida, para instituições da sociedade civil. Tal posição implicou no enxugamento das políticas sociais e na adoção prioritária de políticas de assistência social seletivas e focalistas, dirigidas aos segmentos mais pobres da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Serra

Assistente Social, Doutora em Serviço Social/PUC/São Paulo, Profª Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Estudos do Trabalho e Reprodução Social (PETRES) da FSS/UERJ.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Como Citar

Serra, R. (2012). A Relação Estado e Sociedade Civil na Contemporaneidade. Sociedade Em Debate, 13(2), 9-22. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/397