Estágio em Serviço Social: orientações em tempos de pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v30i1.3474

Palavras-chave:

Formação em Serviço Social. Supervisão de Estágio em Serviço Social. Pandemia de Covid-19

Resumo

O artigo objetiva apresentar as orientações ocorridas de março de 2020 a março de 2021 sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, em tempos de Covid-19, pelas entidades representativas profissionais e estudantis. O estudo é qualitativo, exploratório e documental, tendo como fonte as informações disponibilizadas pelos sites da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), do Conselho Federal de Assistentes Sociais, dos Conselhos Regionais de Serviço Social, e da Executiva Nacional dos Estudantes-ENESSO. Os resultados evidenciam a posição das entidades sobre o Ensino Remoto Emergencial-ERE, como situação de excepcionalidade no período pandêmico, atenção para o projeto neoliberal de mercantilização do ensino superior e do aprofundamento das desigualdades entre os estudantes diante do acesso aos meios digitais, defesa da formação crítica e do ensino presencial e da concepção de supervisão direta. Conclui-se continuidade dos estudos e debate pelas Entidades e Instituições de Ensino, considerando o período de pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Manuela Nogueira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assistente social. Mestra em Serviço Social e Política Social UFRGS). Trabalhadora da Política de Assistência Social.

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada  do Departamento de Serviço Social- UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós- graduação em Política Social e Serviço Social - UFRGS.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Nogueira de Almeida, M., & Baptista Lewgoy, A. M. (2024). Estágio em Serviço Social: orientações em tempos de pandemia de Covid-19. Sociedade Em Debate, 30(1), 01-17. https://doi.org/10.47208/sd.v30i1.3474