O Sistema Único de Saúde na realidade de Manaus: um paradigma para análise

Autores

  • Maria Rute de Souza Luna
  • Simone Eneida Baçal de Oliveira

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, distritos sanitários, organização dos serviços

Resumo

O presente artigo analisa o Sistema Único de Saúde no contexto de Manaus, como se deu sua implementação e como está organizado na atualidade, afim de, verificar seus desafios e perspectivas para a superação do modelo curativo de saúde. Para a realização deste estudo, foi necessário recorrer a autores que analisam e interpretam acerca desta realidade do sistema de saúde no contexto manaura, assim como planos e relatórios acerca do tema proposto. Pode-se dizer que o SUS é uma realidade no contexto amazonense, que ocorreu a partir dos distritos de saúde, porém ainda não se efetivou enquanto política social de acesso universal, pois o acesso aos serviços ainda são limitados em alguns bairros da cidade, a demanda é crescente e o serviço não é suficiente para atender os usuários, o que ainda repercute é uma estrutura de assistência dos serviços desarticulados e mal distribuída, que comunga com questões que o descaracteriza como uma política de saúde social igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rute de Souza Luna

Graduada em Ciências Sociais. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Amazônia.

Simone Eneida Baçal de Oliveira

Doutora em Serviço Social. Professora adjunta da Universidade Federal da Amazônia.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Luna, M. R. de S., & Oliveira, S. E. B. de. (2012). O Sistema Único de Saúde na realidade de Manaus: um paradigma para análise. Sociedade Em Debate, 16(1), 91-106. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/339