Serviço Social e Luta Antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo

Autores

  • Tales Willyan Fornazier Moreira Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Serviço Social. Luta Antirracista. Entidades. Projeto Ético-Político.

Resumo

Essa dissertação de mestrado debruçou-se em estudar acerca do debate étnico-racial no âmbito do Serviço Social Brasileiro, a partir da análise das entidades da categoria (ABEPSS, CFESS e ENESSO) no período de 2017-2018, considerando a necessidade em avançar cada vez mais nessa discussão no interior da profissão. Nesse aspecto, o objetivo centrou-se em identificar qual a contribuição dessas entidades na construção de mediações que possibilitem fortalecer a luta antirracista, considerando a direção social emancipatória expressa no Projeto Ético-Político profissional. Foram realizadas entrevistas com uma representante de cada uma das três entidades, bem como com a representante da ênfase de raça do GTP “Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades”, referente ao período 2017-2018. Tratou-se de uma escolha intencional das participantes, cujo critério utilizado foi o fato de serem mulheres negras nesse espaço de protagonismo das entidades e o notório envolvimento e compromisso com a luta antirracista dentro e fora da profissão. A pesquisa teve como hipótese elementar o fato de que as entidades da categoria possuem papel estratégico e central para o adensamento da discussão étnico-racial e, por conseguinte, da própria direção sociopolítica hegemônica do Serviço Social. Os resultados da pesquisa evidenciaram os entraves, limites e contradições internas que obstaculizam que  a luta antirracista seja incorporada de forma mais contundente pela profissão. Todavia, também mostram que a categoria se encontra numa caminhada ascendente em relação ao reconhecimento da importância e centralidade da questão étnico-racial e que as entidades vêm contribuindo significativamente com esse avanço, nos marcos do Projeto Ético-Politico do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tales Willyan Fornazier Moreira, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social. Professor Substituto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da UFTM.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Fornazier Moreira, T. W. (2020). Serviço Social e Luta Antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Sociedade Em Debate, 26(2), 245. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2701

Edição

Seção

Resumos (Dissertações e Teses)