A Pós-Verdade e a Gestão: Reflexões a partir do Exemplo do Brasil

Autores

  • Michel Jean Marie Thiollent
  • Daniella Munhoz da Costa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Pós-verdade. Razão de mercado. Dark side. Cultura do management.

Resumo

O objetivo desse trabalho é delinear uma abordagem da pós-verdade baseada em definições existentes, procurando identificar sua especificidade no contexto da gestão. Parte-se da premissa que determinadas condutas adotadas pelas empresas e estimuladas pela lógica neoliberal, que podem ser associadas ao chamado lado sombrio das organizações, têm sua contribuição para a formação de um contexto de pós-verdade. Diversos temas relacionados ao declínio da racionalidade, objetividade e verdade nas práticas de gestão serão abordados. A cultura do management disseminada pela mídia nas últimas décadas foi marcada por uma tendência que agora é favorável à pós-verdade. No Brasil, crises relacionadas à corrupção e outras práticas ilegais contribuem para o clima de perda de importância da verdade e propagação de ideologias conservadoras. Finalmente, o trabalho é concluído com observações sobre o ensino da administração, enfatizando a necessidade da epistemologia e da ética como um meio de resistência à onda da pós-verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Jean Marie Thiollent

Professor aposentado. Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1975). Formação em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut dEtude du Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1966-1971). Trabalhou como Professor da UNIGRANRIO no PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (2011-2019). Anteriormente: Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (1980-2011). Professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (1975-1980). Tem experiência nas áreas de Estudos Organizacionais; Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Participativa; Gestão de Projetos Sociais e Educacionais.

Daniella Munhoz da Costa Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Administração pela EBAPE/FGV (2014). É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1996), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Economista pela UFRJ (1992). É pesquisadora do Programa de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa nas áreas de: Administração Pública, Cultura e Poder nas Organizações, Pensamento Social Brasileiro, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Thiollent, M. J. M., & Lima, D. M. da C. (2020). A Pós-Verdade e a Gestão: Reflexões a partir do Exemplo do Brasil. Sociedade Em Debate, 26(1), 56-71. Recuperado de https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2700